CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE


O que tem acontecido com a música na escola? Observando as atividades musicais que são propostas na escola, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada.

 

Considerando o excerto acima apresentado, analise o seguinte enunciado.

 

A linguagem musical, apesar de ser bastante prazerosa, muitas vezes não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão nas escolas. É fundamental que o professor reconheça a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos.

 

PORQUE

 

Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais, e não apenas memorizar conceitos e imitar gestos mecanizados.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.

Certa vez, foi desenvolvida uma proposta de alfabetização por meio do projeto “Cores, formas, sons e movimento: a presença da arte no processo de alfabetização”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Uberaba (PIBID/ CAPES/UNIUBE). O foco da proposta foi a melhoria do processo de alfabetização a partir de atividades significativas tendo a arte como eixo norteador. A proposta, então, foi desenvolvida em cinco momentos: primeiro momento: conhecer a vida e a obra do artista Frans Krajcberg, os objetivos do seu trabalho artístico, os materiais utilizados por ele e sua preocupação com a preservação da natureza. Segundo momento: visita ao Parque Jacarandá, bosque da cidade de Uberaba que fica perto da escola onde o projeto é desenvolvido. Terceiro momento: esudos sobre reciclagem, construção de um lixinho de mesa. Quarto momento: visita à praça que fica defronte à escola para observação e recolha de lixo, bem como seleção de materiais e confeção do painel referente ao dia 7 de setembro em que se comemora a independência do Brasil. Quinto momento: reflexões sobre a proposta, expressão plástica e relatos orais e escritos individuais da experiência vivenciada. (CORREIA & BORGES, 2017).

Pela descrição do projeto, infere-se que o mesmo pode ser condizente com a proposta de ensino aprendizagem de Arte apresentada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - O componente curricular Arte centra-se na articulação das linguagens Artes visuais, Dança, Música e Teatro, contribui para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, favorecendo o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, pluriétnico e plurilíngue, importantes para o exercício da cidadania. (BNCC, 2018).

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Esta proposta de alfabetização e arte defende que o ensino da leitura e da escrita deve ser multidisciplinar, prazeroso, criativo envolvendo as várias formas de expressão da linguagem artística, natural da criança e presente no seu cotidiano e que, de forma geral, tem sido pouco aproveitada nas escolas.

II. A dinâmica do projeto considera que a prática pedagógica do professor que acredita e utiliza a arte no seu dia a dia possibilita às crianças a apropriação prazerosa do mundo que as cerca. Tornando-as mais criativas e colaborativas, podendo conhecer melhor a língua materna por meio das diferentes manifestações culturais locais, regionais e nacionais.

III. A elaboração da proposta considerou estudo, pesquisa de alguns pressupostos teóricos e metodológicos que consideram que alfabetizar é mais que adquirir o domínio da técnica de desvendar signos da língua materna.  

IV. Esta proposta oportunizou que o processo de alfabetização se tornasse algo natural e agradável, ampliando as possibilidades de aprendizagem, pois utilizou diversos recursos, instrumentos e materiais artísticos durante os trabalhos, e as atividades aconteceram dentro e fora do espaço escolar.

 

É correto apenas o que se afirma em:


I, II e III.


II e III.


I, III e IV.


I, II, III e IV.


I e II.

“As crianças e jovens devem ser estimulados a não apenas reproduzir as formas artísticas já existentes, mas também a criar as suas próprias obras a partir de sentimentos, ideias e percepções sobre o mundo em que vivem. Outro ponto importante é que as práticas artísticas não sejam limitadas à capacidade de dominar determinados códigos e técnicas. A vivência artística deve ser entendida como uma prática social.” (Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/135/base-propoe-seis-dimensoes-de-conhecimento-para-o-ensino-de-artes-entenda).

Considerando o fragmento acima apresentado, analise o seguinte enunciado.

 

Compreender que o desenho desempenha um papel fundamental na vida das crianças contribui para um olhar mais atento do professor ao elaborar suas atividades por meio da linguagem do desenho na escola.

 

Porque

 

O desenho é a primeira escrita da criança, momento que ela produz conhecimento, testa hipóteses, experimenta e se comunica por meio da linguagem do desenho.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

“A arte, e consequentemente o teatro, fazem parte da linguagem e da cultura próprias de um povo e são peças essenciais para a compreensão de sua história. O fazer teatral desperta os alunos para a observação de si mesmo e do outro, incita-os a aprofundar-se em suas próprias histórias de vida e a desenvolver a capacidade de expressar seus sentimentos de forma positiva, com respeito e colaboração.” (GRANERO, 2011, p.13).

Considerando a citação acima apresentada, analise o seguinte enunciado.

 

O fazer teatral na escola muito contribuirá para o desenvolvimento dos alunos ao aprimorar sua percepção estética, sua imaginação, sua consciência corporal, sua intuição, sua memória, sua reflexão e sua emoção.

 

PORQUE

 

Algumas escolas ainda tem certa dificuldade e receio de propor atividades escolares que envolvam a linguagem do teatro, uma vez que estas atividades possibilitam a troca de experiências e podem invandir a privacidade dos alunos.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.

“A produção artística se estrutura em diferentes linguagens. Para a criação de obras visuais, o artista lança mão de conhecimentos sobre linguagens visuais, como o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia.” (PEREIRA, 2014, p. 17).

Sobre a linguagem do desenho, é correto afirmar que:

I- O professor precisa entregar os desenhos para colorir, escolhendo a cor e demonstrando um papel fundamental como modelo para as crianças.

II- O professor deve possibilitar às crianças a escolha de seus desenhos, de forma que possam socializá-los, por exemplo, somente com os colegas da turma.

III- A linguagem do desenho na escola serve para que as crianças, após ouvir uma história, expressem por meio do desenho o quanto elas memorizaram da história.

IV- A linguagem do desenho deve fazer parte da vida da criança, pois quanto mais ela experimenta e testa hipóteses, melhor se comunicará por meio do desenho.

 

Assinale a alternativa correta.


I e IV, apenas.


IV, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I, III e IV, apenas.

A respeito das linguagens que compõem o componente curricular Arte, nos termos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, considere as assertivas a seguir.

 

I - O componente curricular Arte está centrado nas Artes visuais, na Dança, na Música e no Teatro, linguagens que articulam diferentes saberes e contribuem para uma percepção e interação com o mundo de forma mais crítica.

II - As linguagens que compõem o componente curricular Arte precisam ser desenvolvidas compreendendo o produto como mais relevante e essencial.

III - Na interação com a arte e a cultura, os conhecimentos, processos e técnicas produzidos nas diferentes linguagens - Artes visuais, Dança, Música e Teatro -, possibilitam compreender as relações entre tempos e contextos sociais dos sujeitos.

IV - É importante que o compartilhamento das atividades artísticas realizadas pelos alunos, nas diferentes linguagens e em diálogo com seus professores, aconteça durante todo o percursso letivo e não apenas em eventos específicos.

 

Está correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, apenas.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas.

Leia, com atenção, a citação a seguir:

“A BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se trata de eixos temáticos ou categorias, mas de linhas maleáveis que se interpenetram, constituindo a especificidade da construção do conhecimento em Arte na escola. Não há nenhuma hierarquia entre essas dimensões, tampouco uma ordem para se trabalhar com cada uma no campo pedagógico.” (BRASIL, 2018, p. 192).

 

Em relação as seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística - propostas pela Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa correta.


Processo, criação, produto, reflexão, prática, conhecimento.


Contexto, desenho, linguagem, criatividade, reflexão, crítica.


Dança, música, teatro, artes visuais, brincadeira, experiência.


Criação, crítica, estesia, expressão, fruição, reflexão.


Fruição, percepção, análise, criticidade, linguagem, arte.  

A criança, ao começar a frequentar a escola, possui a capacidade da teatralidade como um potencial e como uma prática espontânea vivenciada nos jogos de faz-de-conta. Cabe à escola estar atenta ao desenvolvimento no jogo dramatizado oferecendo condições para o exercício consciente e eficaz, para aquisição e ordenação progressiva da linguagem dramática. Deve tornar consciente as suas possibilidades, sem a perda da espontaneidade lúdica e criativa que é característica da criança ao ingressar na escola. (PCN-Artes, 1997, p.57)

A esse respeito, avalie as assertivas a seguir.

I- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, o professor deve propor os movimentos que ele julgar mais adequados e significativos para a expressão das crianças, pois elas ainda estão aprendendo como representar.

II-  Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, é importante considerar que não há o certo e o errado na forma de expressão das crianças. Assim, o professor deve evitar comparações, elogios e repreensões.

III- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, o professor precisa propor momentos em que as crianças possam se expressar livremente, criando, cada uma, a sua própria forma de expressar, com liberdade de criação.

IV- Para a realização de atividades de expressão cênica na escola, é importante que a escola viabilize o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, e às atividades de teatro de sua comunidade.

 

É correto o que se afirma em:


III e IV, apenas.


I e III, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III apenas.

Leia, com atenção, a proposta de atividades elaborada a partir da experiência de integração das diferentes linguagens expressivas: improvisação e criatividade.

Tomando como ponto de partida a letra e música de Loni Rosa “Girabelhinhas”, o professor faz uma preparação: as crianças ouvem a música, conversam sobre a letra e aprendem a cantá-la; em seguida improvisam o “figurino”. Por exemplo: camiseta e calça de malha preta, com fitas plásticas adesivas amarelas e adornos na cabeça são suficientes para a caracterização dos personagens. Enquanto um grupo de crianças canta, com (ou sem) acompanhamento de instrumentos de bandinha, as demais realizam a expressão cênica representando, ao som da música, os acontecimentos que a letra narra. Tudo ocorre como dramatização espontânea, sem ensaios. Vale a capacidade de improvisação e a criatividade de todos!

A Figura, a seguir, mostra a fotografia de licenciandas do curso de Pedagogia, realizando a atividade de expressão cênica, a partir da canção “Girabelhinhas”.

 

Atividade de dramatização “Girabelhinhas”. Fonte própria.

 

Pela descrição da proposta de atividades, infere-se que a prática é condizente com as linguagens que compõem o componente curricular Arte, evidenciando a expressão Cênica. Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I – A proposta de atividade correu grande risco de criar um clima desconfortável entre os alunos, pois ao interpretarem um animal tiveram que se imaginar como tal.

II – As atividades desta proposta integram cores, formas sons e movimentos, a partir de diferentes linguagens expressivas: plástica, musical e cênica.

III – A proposta de atividades possibilitou a interação arte e cultura, conhecimentos, processos e técnicas produzidos em diferentes linguagens, permitindo compreender as relações entre tempos e contextos sociais.

IV – As atividades desta proposta tiveram como objetivos a livre expressão da imaginação criativa individual e coletiva, permitindo integração e respeito entre os alunos e as suas produções.

 

Está correto o que se afirma em:


I e III, apenas.


I e II, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e IV, apenas.


II, apenas.

“Na BNCC de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.” (BRASIL, 2018, p. 195).

Sobre esta última unidade temática que a Base Nacional Comum Curricular apresenta, assinale a resposta correta:


Artes inovadoras.


Tecnologia e suas linguagens.


Artes integradas.


Tecnologias e expressão.


Arte tecnológica.

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